Zacarias 7 - Parte I

Dizem os mais entendidos que são necessárias três semanas para que algo se torne um hábito ou rotina. Fazer caminhadas, ler a bíblia pela manhã, coisas assim a maioria das pessoas gostaria de começar e não parar. Para quem se encontra nessa estatística, fica aí a dica para se esforçar e repetir a atitude por três semanas para que depois ela fique automática. E este é o meu problema com os hábitos. É que ele tem uma forte tendência a se tornar algo mecânico, involuntário e, às vezes, sem sentido.

O capítulo sete fala de um costume que o povo tinha já há setenta anos que era jejuar e lamentar. Talvez pelo tédio ou por querer descobrir a razão pela qual aquilo era feito, foram perguntar ao profeta se deveriam novamente, no quinto mês, jejuar e lamentar. E a reposta do profeta foi que Deus é que fazia uma pergunta para eles:

“... durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram? E quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam?”

Algo que era para ser uma oferta agradável a Deus, tornou-se mecânico e foi perdendo o sentido original. Tornou-se apenas uma simples festa de e para homens.

Essas festas aconteciam duas vezes ao ano. Mas os cultos que freqüentamos acontecem, no mínimo, uma vez por semana. E, infelizmente, pode acontecer de tornar-se, a ida à igreja, algo também mecânico. Um simples hábito ou rotina que já não lembramos mais o sentido ou o porquê de ali estarmos.

Para pensar:

“Nos últimos anos, de fato, para quem oferecemos nosso culto? Qual o real sentido de irmos à igreja todos os domingos?”

Cultue ao Senhor, sozinho ou com outras pessoas, em casa ou na igreja, lembrando-se de que o culto é para Ele. Tudo o que acontece ali é para Ele.

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11:36)

0 comentários:

 
Free Host | lasik surgery new york | cpa website solutions