Salmo 04

O Salmo 04 foi escrito no período em que Davi estava fugindo de seu filho Absalão (história narrada em II Samuel 15) e é um Salmo que no início nos transmite bem uma idéia de aflição, mas que se encerra com uma palavra muito confortante.

Absalão ficou quatro anos conquistando o povo, fazendo sua campanha, digamos assim, para então dar o seu golpe de Estado. Davi foge para o deserto levando seus servos e o texto de II Samuel nos diz que Davi chorava muito. E por este salmo nós sentimos o tamanho da angústia de Davi. Interessante notar que ele se refere a Deus como “Deus da minha justiça”. Neste momento tão desesperador, ele pede uma resposta ao Deus da Justiça. O verso diz: “responde quando eu clamo... ouve a minha oração”. E essa resposta era ao seu pedido: “Alivia a minha angústia”.

Porém Davi tinha uma certeza de que Deus o estava ouvindo. No verso 03 ele afirma “o Senhor me ouve quando clamo a ele”. O Salmo não fala da resposta, mas fala da certeza que Deus está ouvindo o clamor do seu servo. Não diz se Deus está respondendo sim ou não ou para esperar, mas está afirmando que Deus está ouvindo.

Dentre as coisas que podemos aprender com este Salmo de Davi esta é uma: Deus está ouvindo o nosso clamor. Ele ouve o seu pedido de alívio. Tem momentos na vida em que a única coisa que nos resta, é pedir para Deus alívio. Já não agüentamos mais, tudo o que queremos é o que Davi queria: ALÍVIO. Tenhamos essa certeza: DEUS ESTÁ OUVINDO QUANDO CLAMAMOS A ELE.

Outra coisa que podemos aprender neste Salmo é a refletir. Diz o verso 06: “Na vossa ira, não pequeis; consultai o coração no travesseiro e aquietai-vos”. Fim de noite você deita para dormir, mas não consegue. Está inquieto. Lembrando daquela injustiça; lembrando daquela pessoa que pisou no seu calo; daquele acontecimento que te deixou irado. Aqui temos um conselho, para consultar o nosso coração e nos acalmarmos e nos aquietarmos. O verso fala também da ira, e é interessante notar que a bíblia sempre nos fala de ira ou raiva e nunca proíbe isso, pois faz parte do ser humano ficar nervoso ou irado, mas sempre nos diz: “cuidado com a tua ira. Não peques e não demores nela. Não deixa nem ela passar para o outro dia”.

Este é outro aprendizado com este Salmo. Vamos aquietar o nosso coração à noite e dormir. Efésios 6:26 diz: “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Deite uma meia-hora mais cedo, ore a Deus. Fale com Deus sobre sua inquietação, sobre sua raiva. Consulte o seu coração no travesseiro e aquietai-vos.

Tive uma vizinha que não freqüentava nenhuma igreja e um determinado dia estávamos conversando sobre essa questão de orar antes de dormir e ela disse algo que lembro até hoje. Ela disse: “Eu não falo com Deus nem quando deito, nem quando levanto. Eu pareço um animal, um cavalo”.

Antes de dormir, se você estiver muito irado, comece a agradecer a Deus pelas coisas do dia. Pela roupa, pelo lençol que você está deitado, pelo alimento, pelo trabalho, pelos colegas, amigos. E você verá que Deus tem cuidado de você todos os dias.

Davi era um homem de grandes batalhas. Foi perseguido e precisou fugir várias vezes e no meio de toda essa confusão fico impressionado com o que ele nos fala sobre o sono. Provavelmente fruto de experiências pessoais, nesse Salmo ele fala duas vezes sobre este momento em que tudo pára. As coisas ficam escuras e você começa a se ouvir. Na correria do dia-a-dia, às vezes não temos tempo para nos ouvir. É muito barulho. Mas quando tudo pára, pode ser que tenha um barulho dentro de você. E Davi, que deve ter passado experiências assim, nos dá esse conselho de aquietar o nosso coração, mas também diz algo fantástico no verso 08:

“Em paz me deito e durmo, porque só tu, Senhor, fazes com que eu viva em segurança”

Em paz me deito e durmo. Quem já sofreu ou sofre de insônia, sabe como é horrível deitar e não dormir. E Davi tinha uma confiança tão grande em Deus que no meio em toda essa confusão, de fuga, de perseguição ele diz que deita e dorme, e isso tudo em paz. Porque ele cria que somente Deus poderia fazê-lo viver em segurança. Não seria a caverna em que ele estivesse escondido, não seriam seus guardas, mas somente Deus.

Se você ainda não deita e dorme, aprenda com Davi:

- Coloque sua angústia diante de Deus. Creia que Deus está te ouvindo;

- Reflita. Aquiete o seu coração. Salmo 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”;

- Creia que a segurança maior vem de Deus, por isso podemos deitar e dormir.

0 comentários:

 
Free Host | lasik surgery new york | cpa website solutions