Oportunidades - 1 Coríntios 7,20-22

20 Cada um permaneça na vocação em que foi chamado.
21 Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.
22 Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo.
Em uma leitura rápida destes versículos, as palavras do apóstolo Paulo podem parecer assustadoras ou um incentivo ao conformismo, em uma espécie de destino de cada um. Porém ao olharmos mais atentamente para o texto notamos uma palavra que muda essa primeira impressão.
Ele diz que se o indivíduo resolve viver uma vida mais próxima de Deus enquanto é escravo, fique tranqüilo, não se preocupe com isso. Continue sendo escravo e servindo ao patrão e ao Senhor. Porém, ele continua dizendo “mas se você pode se tornar livre aproveita a oportunidade”. Paulo deixa claro que ele não estava dizendo pra pessoa se conformar com seu destino de ser escravo, mas que aproveitasse a oportunidade de se tornar livre, caso ela aparecesse.
E esse negócio de aproveitar a oportunidade é um negócio sério. Tem um provérbio chinês que diz que existem três coisas, que se perdidas não voltam mais: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade desperdiçada.
Penso que, às vezes, Deus nos dá oportunidades de melhorarmos nossa vida em aspectos emocionais, familiares, conjugais, materiais, profissionais, etc. E, nós desperdiçamos.
Lembro-me de uma reportagem do Fantástico que mostrou um rapaz de São Paulo que ainda criança se destacou tocando flauta transversal e ganhou uma bolsa para ir estudar na Alemanha. Infelizmente ele não foi e hoje toca nas praças da cidade para ganhar um dinheiro e dá aula de flauta doce na prefeitura, quando poderia ser um grande músico, dando aula nas principais universidades do País.
Deus não nos chama para o conformismo. Nos chama para uma vida melhor em todos os aspectos. Jesus chama isso de vida em abundância. Eu tenho a oportunidade de ser um amigo melhor, um esposo melhor, uma pessoa mais qualificada no meu trabalho. Fazer um curso, assistir palestras, tudo isso vale a pena.
Independente de nossa renda ou função na sociedade, em Jesus, nós somos todos iguais. O escravo, em Jesus, é livre; e o livre, em Jesus, é escravo de Cristo. Todos têm oportunidades na vida. Aproveitemo-nas.

2 comentários:

titi disse...

Muito bom post!

Unknown disse...

Pedi uma confirmação de Deus sobre meu relacionamento se devia desistir ou persistir e peguei um papel com esse versículo o que quer dizer?

 
Free Host | lasik surgery new york | cpa website solutions